COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Tribos Urbanas na América Latina

.

Repudiados e temidos pela sociedade que tende a marginalizá-las, as tribos urbanas surgiram da necessidade de comunicar, diferenciar e identificar. Especialmente separadas pela estética, na América Latina as tribos da cultura dark são vistas como grotescas e, muitas vezes, também sofrem intolerâncias entre si.

• Cultura dark na adolescência

Transição crítica e crucial, com a adolescência surge a busca pela identidade. O adolescente - o ser humano - precisa sentir que pertence a algum lugar, e procura, em um universo simbólico, inspirar-se em um personagem mais liberto. Embora a rejeição e a agressão possam custar caro, o desejo pela satisfação pessoal é sempre mais forte.

• Punks


Na América Latina, os punks foram os primeiros a amedrontar com sua aparência: fizeram o trabalho sujo para que outras tribos pudessem surgir. Na Argentina, expressaram o inconformismo com a ditadura através da música e queriam questionar o estabelecido.

• Góticos


Associados ao terror e também à extrema sensibilidade, os góticos se voltam para o que todos os outros temem e ignoram: a morte e tudo o que se parece com ela. Suas festas, ditas manifestações satânicas e vampíricas, demonstram atração por uma beleza onde os outros não a veem. Mais temidos que desprezados, todos parecem concordar que dormir em caixões não deve ser nada confortável.

• Emos


A expressão, que provém do inglês emotional, designa jovens melancólicos e poéticos pejorativamente relacionados à automutilação e ao suicídio. No México, a jovem geração ainda enfrenta a violência nas ruas do país.

Fontes:
Tabu - América Latina: Tribos Urbanas

Um comentário: